SETUR: Conselho de Turismo amplia número de entidades representadas

  • By Ascom
  • 4 de julho de 2019
  • 0
  • 80 Views

Na noite desta quarta-feira (4), o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) deu posse aos novos conselheiros para o biênio 2019/2021. A cerimônia ocorreu no auditório do Hotel Itacaiunas, Folha 30, Nova Marabá. Ao todo, o COMTUR passa a ser composto por 36 membros, que representam 18 entidades, quatro a mais que anteriormente.

 

 

 

 

 

 

O novo conselho conta com representantes de vários sindicatos, empresas, secretarias, fundações e instituições da classe artística. O presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Correa, destaca que “é uma alegria ver hoje o conselho sendo tão representado por variados segmentos”.

 

 

 

 

 

 

Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Pugliese, os primeiros dois anos do conselho serviram para que fossem aplicadas as políticas públicas e regulamentação exigidas. “Hoje temos um conselho com tudo que é exigido pelo Ministério do Turismo (MTur), para que a cidade possa participar das ações do Ministério com relação a captação de recurso, estrutura e recebimento de treinamento”, ressalta.

Entre as realizações estão o cadastro do município no Cadastur, sistema de cadastramento dos empreendimentos turísticos da cidade, uma exigência do MTur. “Quando o Ministério vai analisar a cidade olha o Cadastur para ver a estrutura, com isso participamos do fundo do turismo e podemos participar de eventos e feiras que o país venha a promover. Tudo isso só é possível, agora, graças ao Comtur e seu trabalho”, pontuou.

Segundo a presidente do Comtur, Aimar Queiroz, o próximo passo do conselho será trabalhar mais próximo ao Poder Executivo. “Já existe um calendário de eventos o que falta é planejar com pouco mais de antecedência para que possamos divulgar melhor e trazer o turista de fora. Para fomentar ainda mais nossos hotéis, restaurantes e o shopping”, completa.

A prefeitura também está trabalhando com a Diretoria de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que monitoram as ações e o impacto econômico dos eventos turísticos na cidade. “Vamos medir melhor o impacto do nosso veraneio, do Círio, do próprio Festejo Junino que tivemos recentemente. Além disso temos o polo universitário, polo de saúde. Temos um Centro de Convenções que atrai uma série de eventos. Um turismo de negócios bastante importante com a presença da Vale e outras empresas”, ressalta Pugliese.

 

 

 

 

 

 

Lista de entidades que compõem o COMTUR no biênio 2019/2021

SEMTUR- Secretaria Municipal de Turismo

SICOM – Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia

SEMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente

SEMED – Secretaria Municipal de Educação

FCCM – Fundação Casa da Cultura de Marabá

SECULT – Secretaria Municipal de Cultura

SEASPAC – Secretaria Municipal de Assistência Social

SINDHOTEL – Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes

SINDICOM – Sindicato do Comércio de Varejista de Marabá

ACIM – Associação Comercial e Industrial de Marabá

FZM – Fundação Zoobotânica de Marabá

SINHOMA – Sindicato Trabalhadores de Hotelaria e Similares de Marabá

Representante de Empresas de Agentes d Viagens, Turismo e Transporte

Representantes do Sistema S – SEBRAE, SENAC, SEST, SENAT, SESC, SENAI

Representantes da Segurança Pública

Classe Artística e Cultural de Marabá

Representantes de Empresas de Organizadores de Eventos e Entretenimento

Associação de Artesãos

 

Texto: Osvaldo Henriques 

Fotos: Hilton Rodrigues 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *